segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Insônias

Constantemente tenho insônias. Acabo caindo sobre os algozes programas de TV da madrugada. “Olha que lindo esse abridor de latas; rápido, fácil de limpar e compacto (cabe em qualquer gaveta!).” Pelas águas! Jesus andou pelas águas. Ele é o caminho, o senhor de todos nós! Aleluia!” “Ó, á... hum...hum...mais forte! Mais forte! Ó Yes! Ó no! Estou chegando lá... ah!!!!” “O Fitoplâncton é presente nas massas d'água oceânicas de forma esparsa, em menor concentração do que na água perto da costa. O motivo é basicamente a menor quantidade de...” Basta! Maldita madrugada neste maldito século! Certas horas penso que a TV é um dos maiores instrumentos de desincultaração que já inventaram. Tudo bem que, são três e quarenta e cinco da manhã, mas por acaso um cidadão não tem mais direito a ter uma insoniasinha? Eu pago verdadeiras fortunas nesta super ultra mega TV à cabo com qualidade perfeita via satélite e todos esses outros bla bla blas que o vendedor diz para tentar lhe convencer a assinar esse protozoário sangue-suga de tempo útil que é a TV à cabo. Não é nada fácil viver no século XXI. Não mesmo! Trabalho, almoço, fofoca, trabalho, nervoso, sono, café, café, mais café, trânsito, mercado, coca-cola, trânsito, casa, louça, TV, banho, TV, cama, TV, insônia, e advinha... Mais TV... Isso é rotina que se apresente? Aliás, rotina é apresentável? Chegamos a uma era onde somos conduzidos por um ser maior (que por sinal está longe de ser Deus) que nos leva do nada à lugar nenhum.
Vou fazer um comentário agora, sei que muitos vão me achar um imbecil (bingo! Acertaram!), outros vão gostar (quem sabe), muitos nem vão ler e mais alguns não vão ter uma opinião formada sobre tal assunto (típica saída pela tangente, também a uso muito).
- Lá vai...
Ano de dois mil e nove depois de Cristo, não se sabe bem ao certo em quem ou o que acreditar, antes tinhamos o Teocentrismo (Deus, unicamente ele...), vieram com o Antropocentrismo pra mudar um pouco as coisas (claro, ninguém gosta do mesmo pensamento por muito tempo. Característica do homem não há como fugir). Renascimento, revoluçoes, capitalismo e o tempo avança apavorantemente e tudo muda ao passo que avança. Até então “tudo bem”. Mas e hoje? O que seguimos? Qual dos “ismos” que nos influencia? Pra muitos Deus é tudo já a outros não. A razão do homem é muito válida, porém ainda é preciso achar algum homem... Existem ricos que sequer sabem escrever “A Casa do Pedro é bonita.”em um caderninho de caligrafia enquanto um professor mestrado vende cocada na praça da Sé.
Estamos em época de mudaças (que novidade!), numa transição de dúvidas para, muito provavelmente, indagações psico-pedagógicas da covivência socio-espiritual do mundo contemporâneo em que vivemos. Ou seja, de lugar algum pra coisa nenhuma.
Quatro e quize. Ok, vou parar com esse devaneio meu, devo estar assutando alguns leitores. Se bem que, a maioria deles devem estar com insônia e assistindo TV (o que eu não deveria ter deixado de fazer certo?). Vou comer alguma coisa gordurosa e industrializada enquanto mato Dante, Virgílio, Machado, Eça entre outros assistindo um programinha de TV.
“Viu só? Como é útil esse polidor de prata de lei? Compre já o seu!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário