quarta-feira, 7 de julho de 2010

O Desejo Lamentado

O LAMENTO DAS COISAS

Triste, a escutar, pancada por pancada,
A sucessividade dos segundos,
Ouço, em sons subterrâneos, do Orbe oriundos
O choro da Energia abandonada!

E a dor da Força desaproveitada
- O cantochão dos dínamos profundos,
Que, podendo mover milhões de mundos,
Jazem ainda na estática do Nada!

É o soluço da forma ainda imprecisa...
Da transcendência que se não realiza.
Da luz que não chegou a ser lampejo...

E é em suma, o subconsciente aí formidando
Da Natureza que parou, chorando,
No rudimentarismo do Desejo!

Augusto dos Anjos

"No fim tudo dá certo." - Ãn? Quem quer que tudo dê certo apenas no fim? Não é justo este pensamento! A gente tem que esperar o fim das coisas pra que algo realmente bom aconteça? Desculpem-me mas, não quero que seja assim! Pensamento medíocre, pequeno. Tudo tem que dar certo ou errado ao longo do percurso. Durante a caminhada. Caso contrário não faz sentido ir em frente. Atravessar um deserto inteiro por um copo d'água não me parece muito esperto. Não sou contra as lutas de vida e morte, sou inteiramente contra a esses pensamentos pequenos e rudimentares de que ''tudo vai dar certo no fim'' - como assim? Fim? Fim de quê? Da vida? - E esse positivismo cego... Socorro! Mas que mania de pensamento positivo é esse? Sinceramente isso é pura auto-piedade! Não é só porque você pensa (ou diz que pensa) que tudo vai se resolver é que vão mesmo. O mundo gira a gente vivo ou não, o vento venta sejamos bons ou ruins. O mesmo acontece com todo o resto. É sorte! Essa carnívora assanhada que come os corações dos seus servos! Creio que a essência do pensamento de hoje está no "Lamento das Coisas" de Augusto dos Anjos... No mais, é possível que eu tenha exagerado (quem sabe?) mas no entanto eu preciso mesmo exagerar! Afinal eu preciso suprir a falta que tenho, ninguém melhor do que eu mesmo...

''os olhos fechados são portas abertas para meu mundo, e nele entra os que não têm medo do insano..."

Um comentário:

  1. No percurso, tudo vai dar certo, então. =) bjs, minha criança

    ResponderExcluir