segunda-feira, 22 de março de 2010

Tapa sem luva...

"Não sou nada.
Nunca serei nada.
Não posso querer ser nada.
À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo.
(...)
O mundo é para quem nasce para o conquistar
E não para quem sonha que pode conquistá-lo, ainda que tenha razão.
Tenho sonhado mais que o que Napoleão fez.
Tenho apertado ao peito hipotético mais humanidades do que Cristo,
Tenho feito filosofias em segredo que nenhum Kant escreveu.
Mas sou, e talvez serei sempre, o da mansarda,
Ainda que não more nela;
Serei sempre o que não nasceu para isso;
Serei sempre só o que tinha qualidades;
Serei sempre o que esperou que lhe abrissem a porta ao pé de uma parede sem porta,
E cantou a cantiga do Infinito numa capoeira,
E ouviu a voz de Deus num poço tapado.
Crer em mim? Não, nem em nada.
(...)
(Come chocolates, pequena;
Come chocolates!
Olha que não há mais metafísica no mundo senão chocolates.
Olha que as religiões todas não ensinam mais que a confeitaria.
Come, pequena suja, come!
Pudesse eu comer chocolates com a mesma verdade com que comes!
Mas eu penso e, ao tirar o papel de prata, que é de folha de estanho,
Deito tudo para o chão, como tenho deitado a vida.)
(...)"
Álvaro de Campos (Fernado Pessoa)

É, até quando será assim? Uma grande amiga, me apresentou esta pérola. Sabia de sua existência mas, nunca havia parado meus olhos em tais versos com atenção... E hoje que o fiz, estarrecido! Quanta inquietação em palavras... Como pode alguém me descrever em uma época que nem sequer estava vivo?
A vida é mesmo uma palhaça-sem-graça, e odeio palhaços!!!
Por que a cada dia que penso em Deus, na vida e rezo pra que tudo melhore algo acontece como se dissesse ''você está enganado''? E cada vez que amo e me dedico, tudo faz como se o amor não existisse. Por quê? Não deixo de crer mesmo assim, sou turrão! Se naõ existe amor no mundo e nem em ninguém, sou mesmo um extraterrestre, pois amo e não deixarei de senti-lo...
Hoje acordei um pouco como Manuel Bandeira, e por falar nisso, onde está meu porquinho da Índia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário